O que é a Febre Q?
A Febre Q é uma zoonose altamente contagiosa, que também tem um forte impacto negativo na saúde e no desempenho reprodutivo dos rebanhos de ruminantes. Pesquisas recentes sugerem que a bactéria Coxiella bur ...
Como uma fazenda se infecta?
Coxiella burnetii é altamente infecciosa e contagiosa. A bactéria, devido ao seu pequeno tamanho, pode viajar até 18 quilômetros com o vento, transmitindo a doença de uma fazenda infectada para uma saudável.
Além disso, uma fazenda pode se infectar através da introdução de um animal já contaminado com burnetii. Este animal infectado, por meio da excreção da bactéria em secreções vaginais, produtos do parto e fezes, irá contaminar o ambiente e, então, por meio da propagação aérea, transmitirá a doença para animais saudáveis.
Quando suspeitar de Febre Q?
Os principais sintomas da Febre Q em ruminantes são distúrbios reprodutivos, incluindo abortos, natimortos e infertilidade. Uma recente e inexplicada degradação do desempenho reprodutivo do rebanho, que se manifesta com um número elevado de retenção de placenta, metrite de difícil tratamento e baixa fertilidade, certamente justifica uma investigação diagnóstica para Febre Q. Em cabras, a Febre Q aguda frequentemente se manifesta como a principal causa de surtos de aborto no rebanho.
Como posso confirmar que uma fazenda está infectada?
O diagnóstico da Febre Q pode ser bastante desafiador, pois os sinais clínicos são inespecíficos. Com o objetivo de simplificar o diagnóstico e aumentar a conscientização sobre essa doença perigosa, a equipe de ruminantes da Ceva desenvolveu uma nova ferramenta diagnóstica para a Febre Q, o QTest.
A prevenção é fundamental
A vacinação contra a Febre Q é crucial. Coxevac demonstrou eficácia na redução dos sinais clínicos e na eliminação da bactéria pelos ruminantes. Ao controlar a doença nos animais, a vacina também reduz o risco de tran ...